Picture of agvinidesign
agvinidesign

Qual a diferença entre o modem e roteador?

Você já se perguntou qual a diferença entre um modem e um roteador? Não fique confuso, os dois dispositivos são diferentes, mas possuem a mesma função – a de oferecer conectividade entre seu computador ou dispositivo móvel com o provedor de serviço da Internet.

A diferença entre os dois é que o modem converte a informação do provedor em um sinal digital e o roteador realiza o processo oposto, ou seja, ele converte o sinal digital para um formato compreensível para o seu computador ou dispositivo móvel. Neste artigo, iremos explicar melhor a diferença entre os dois dispositivos.

 

O que é um modem?

 

Um modem é um dispositivo que se conecta ao provedor de serviços da Internet para fornecer conexão com a Internet. É conectado a um cabo coaxial ou RJ45, dependendo do tipo de serviço de acesso à Internet escolhido. O modem converte os sinais analógicos do provedor em um formato digital, o que torna possível a conexão com a Internet.

O modem também é capaz de processar os dados recebidos para que eles possam ser compreendidos e lidos por computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos conectados à Internet.

 

O que é um roteador?

 

O roteador é um dispositivo que recebe um sinal digital do modem e o converte em um formato que os computadores e dispositivos móveis podem entender. Ele permite que esses dispositivos se conectem à rede local e acessem a Internet simultaneamente. Além disso, o roteador também é capaz de criar e controlar sua própria rede local de computadores. Se no seu caso é necessário um roteador, indicamos um roteador Mesh.

 

Principais diferenças

 

A principal diferença entre os dois dispositivos é que o modem converte o sinal do provedor de serviços de Internet para um formato digital compreensível para computadores e dispositivos móveis, enquanto o roteador converte esse sinal digital para um formato compreensível para computadores e dispositivos móveis.

Por exemplo, se você usa um modem para se conectar à Internet, ele servirá apenas para se conectar à Internet. Mas se você usar um roteador, ele servirá para criar e controlar sua própria rede local, além de se conectar à Internet.

 

Outra diferença entre os dois dispositivos é que o modem normalmente é usado apenas para conexões de alta velocidade, como cabo ou DSL. Mas um roteador pode ser usado em conexões lentas, como o modem de discagem. Além disso, o roteador é capaz de fornecer segurança à rede local, enquanto o modem não oferece nenhuma segurança.

 

Vimos neste artigo as principais diferenças entre um modem e um roteador. O modem converte os sinais do provedor de serviços de Internet em um formato digital compreensível para computadores e dispositivos móveis, enquanto o roteador converte o sinal digital em um formato compreensível para computadores e dispositivos móveis.

Além disso, o modem é usado apenas para conexões de alta velocidade, enquanto o roteador pode ser usado em conexões lentas e também fornece segurança à rede local.

 

Agora que você conhece melhor a diferença entre esses dois importantes dispositivos, está na hora de adquirir o dispositivo certo para a sua necessidade de conexão à Internet. Boa sorte!

Últimas notícias

SEO: o que é e como colocar em prática?

De forma sintetizada, SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Ele se faz cada vez mais presente na rotina de brasileiros que trabalham com a produção de

4 aplicativos para aprender italiano em casa

Hoje em dia é cada vez mais importante aprender e estudar uma nova língua, já que as chances do mercado de trabalho está cada vez mais estreita, então neste artigo

Como criar link whatsapp

Um modo bem simples de distribuir seu contato do WhatsApp com amigos é a criação de um link é claro; aprenda Já é possível produzir links para vídeos, fotos, textos

Qual a diferença entre o modem e roteador?

Você já se perguntou qual a diferença entre um modem e um roteador? Não fique confuso, os dois dispositivos são diferentes, mas possuem a mesma função – a de oferecer