Sabe o que os melhores restaurantes com delivery e sem delivery têm em comum? Todos eles sabem a importância de uma logo para restaurante, aproveitando ao máximo a comunicação visual para atrair clientes, fazer branding e trabalhar com a comunicação para ter maior sucesso financeiro. Afinal de contas, o mercado de bares e restaurantes depende muito da sua relação com o público.
Como você provavelmente já sabe, grande parte da comunicação humana é feita por via não-verbal. Ou seja, é feita com o uso de elementos diferentes de palavras, mas sim cores, formas, tons, posicionamentos e muito mais. Basta ver no cinema, por exemplo, como um personagem pode ser retratado como alguém perigoso ou vulnerável apenas com um movimento de câmera ou expressão no rosto. É o mesmo com restaurantes e outras empresas.
E aí, quer entender a importância do logo para restaurante? Então siga a leitura para saber alguns dos benefícios de trabalhar com uma linguagem visual bem estabelecida!
3 benefícios de uma boa logo para restaurante
1. Boa expressão da sua brand persona
Um dos grandes benefícios de ter uma boa logo para o seu restaurante é conseguir expressar adequadamente a sua brand persona. Na prática, isso significa exprimir ao público quem é a sua empresa e como ela funciona, criando uma imagem para ela na cabeça dos consumidores.
Pense, por exemplo, em como seria uma empresa famosa como a Apple ou o Google caso fossem pessoas. Você provavelmente tem uma ideia muito bem formada e consegue pensar em alguns adjetivos específicos. Isso acontece porque essas empresas têm uma ótima estratégia de branding, sendo capazes de comunicar ao público aquilo que eles querem que o público pense sobre eles.
A logo tem papel importante nisso. Ela é a primeira mensagem que sua empresa envia para o consumidor e ajuda a criar a primeira imagem na cabeça do cliente. Por isso, uma logo elegante ajuda a sua empresa a ser vista como mais elegante do que outras. Uma logo divertida faz o mesmo, mas para o conceito de diversão.
Portanto, ter uma boa logo é vital para comunicar ao cliente exatamente aquilo que você quer que ele pense quando vê o seu restaurante na rua ou em um app de delivery. Você pode fazer seu negócio saltar aos olhos e se separar dos outros do segmento, ganhar personalidade própria e muito mais. Isso tudo faz uma grande diferença e pode ajudar seu negócio a ganhar mais consumidores.
Até mesmo a ideia de faixa de renda dos clientes pode ser alterada dessa forma. Por exemplo, você pode passar a ideia de ser um restaurante para rendas maiores ou menores apenas com a fonte certa, as cores corretas e o trabalho de logo adequado para isso. Aliás, por falar nisso…
2. Atração do público certo
O segundo grande benefício de ter uma boa logo para o seu restaurante é atrair o público correto para a sua estratégia. Afinal de contas, seu modelo de negócio está diretamente atrelado ao tipo de público que você consegue atrair.
Por exemplo, suponha que você queira montar um restaurante que venda uma experiência gastronômica. O preço de cada pedido será bem grande, mas valerá a pena por toda a experiência ao redor da refeição. No entanto, não é todo mundo que consegue pagar por uma experiência dessas, claro.
Portanto, você precisa de uma estratégia de comunicação adequada que seja capaz de atrair o público certo e construir o valor que você quer na cabeça do consumidor antes dele decidir comprar a sua experiência. Isso exige toda uma série de ações de marketing, começando por uma identidade visual marcante e específica.
O mesmo serve para quem quer ser conhecido como um “restaurante bom e barato”, por exemplo. Ou um “restaurante para a família”. Enfim, seja qual for sua estratégia, é vital comunicá-la ao seu público certo e isso começa pela sua logo.
3. Identificação da sua marca
Por fim, a sua logo está diretamente ligada com a identificação da sua marca. Pense assim: não importa o país em que você esteja, você saberia identificar facilmente um McDonald’s pelos tradicionais arcos dourados da identificação visual da empresa. E se você sabe identificá-los, sabe exatamente o tipo de experiência que receberá ali.
É essa identificação que você precisa construir. A identidade visual serve para isso. Sempre que o cliente tiver uma boa experiência com seu restaurante, ele lembrará assim que ver o logo. Na prática, você conseguirá gatilhos mentais que aumentarão a chance de uma nova compra a cada visualização na sua identidade visual.
Agora já deu para ver qual a importância do logo para restaurante, não é mesmo? Ele será a peça central da sua comunicação visual, sendo uma das ferramentas mais importantes para comunicar a sua brand persona, atrair público e garantir que a experiência e o conceito do seu restaurante será bem passado para o seu público. Isso tudo é vital para colocar gente nas mesas e vender mais pedidos.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo como você gostaria de ter uma logo para o seu restaurante!