agvinidesign
agvinidesign

Impressão 3d será a nova aposta para construir casas econômicas

Créditos: Pixabay

Como a tecnologia de impressão e automação robótica podem facilitar o acesso e o barateamento da casa própria

 

A tecnologia da impressão 3D vem revolucionando o mercado imobiliário representando uma oportunidade de redução de custos na construção de casas. As casas são feitas a partir de material reciclado e necessitam de montagem humana, pois as paredes foram impressas na fábrica e apenas  transportadas instaladas nos respectivos locais. Uma das principais iniciativas e motivações partiu de um concurso da NASA que estimulou o desenvolvimento de projetos capazes de empreenderem modelos e estratégias para a construção de estruturas habitáveis fora da Terra com de basalto biodegradável e reciclável derivado de materiais naturais. A ideia revolucionária desse estudo é a viabilidade de projetar e construir uma colônia no espaço na qual a impressão 3D seria realizada a partir com materiais nativos dos planetas e robôs controlados por computador dispondo assim de estruturas e até mesmo sistemas ambientais em prontidão para a habitação humana.

 

Assim essa tecnologia apresenta-se como uma alternativa que pode ser utilizada pelos governos no enfrentamento a crise global de habitação, principalmente nos locais de extrema pobreza já que a para a impressão pode atuar de maneira autônoma, contínua e com pouca mão de obra dispondo de uma quantidade maior de casas à venda no RJ em menos tempo e investimento.

 

Técnica de impressão

 

Pode parecer inviável esta ideia de construção de novas casas, mas o processo é todo feito por comando computadorizado. Feitos em materiais de concreto, estes dispositivos utilizam formas tridimensionais para a construção das estruturas civis. Nesse processo, uma máquina dispõe camadas de concreto que constroem as paredes por um baixo custo coordenadas por profissionais pela operação remota das mesmas por meio da preparação de dados, confecção de concreto e a impressão propriamente dita. Dessa forma, a impressão 3D se mostra extremamente benéfica na construção de componentes geometricamente complexos além de trazer uma nova solução para o problema das desigualdades sociais como a falta de habitação com estratégias sustentáveis e que podem ser largamente empregadas pela indústria.

 

Este método, segundo apontam alguns especialistas, pode representar uma concorrência viável e real aos métodos tradicionais diante das diversas aplicações práticas da tecnologia inclusive a possibilidade de ver materialmente projetos inovadores e inusitados que antes pareciam impossíveis de serem concretizados.

 

Como funciona

 

Assim, por meio dessa técnica os trabalhadores preparam o local e estabelecem as bases. Depois que as paredes são impressas, são adicionados teto, janelas, portas e sistemas elétricos e hidráulicos. A máquina permite a substituição dos métodos tradicionais de construção da estrutura, isolamento, revestimento, proteção contra umidade e acabamento empregando materiais que também são mais resistentes a desastres como furacões e demais intemperes. Algumas impressoras como suas primas menores, investem numa mistura especial de concreto que faz o papel desenvolvido pelo plástico, porém o funcionamento é exatamente igual: ela injeta o material para construir as camadas a partir do molde pré fabricado, e uma vez que as paredes secam elas recebem portas, janelas e telhados. Vale ressaltar as vantagens empregadas com relação a estética, qualidade das casas e segurança que a tecnologia pode proporcionar. Já outras máquinas de impressão fazem uso de um composto chamado Light Stone Material (LSM), que endurece quando exposto à luz ultravioleta, tornando-o um material de construção mais eficaz do que o concreto atuando a automação robótica para ajudar a acabar com a crise imobiliária, realidade vigente em muitos países.

 

Vantagens

 

A aplicabilidade dos projetos em impressão 3D trazem vários benefícios para a indústria, economia e a sociedade como um todo. Dentre eles podemos citar: grande utilidade na reconstrução de pontes, estradas e residências destruídas e pessoas desabrigadas em desastres naturais como furacão ou terremoto destrói a infraestrutura, utilidade para a confecção de projetos habitacionais subsidiados devido a rapidez e baixo custo, menor possibilidade de erros haja vista que o trabalho humano é pouco utilizado e o baixo risco de surpresas desagradáveis, redução dos custos de projeção e produção custando até 20% menos que uma habitação tradicional, possibilidade de produção e construção de larga escala com  tecnologia mais refinada e mais barata, velocidade na impressão das paredes, práticas sustentáveis com materiais mais ecológicos como areia, concreto fibras e reciclados.

 

Desvantagens

 

Como toda iniciativa inovadora ainda com pouco uso e em desenvolvimento no mercado, a impressão 3D apresenta algumas deficiências e pontos que precisam ser ajustados. Vale destacar que ela ainda só consegue produzir as paredes deixando a desejar outros equipamentos e acabamentos como a fundação, o telhado, eletrodutos, tubulações, portas, janelas e demais estruturas que precisam ser tradicionais, prejudicando o tempo de instalação, alto investimento inicial pois as máquinas de impressão em concreto 3D ainda são caras não apresentando uma vantagem real lucrativa as indústrias, necessidade de mão de obra treinada e qualificada haja vista a importância que eles exercem no processo de instalação e manutenção de uma impressora tridimensional nas obras, além das técnicas corretas de transporte e armazenamento, e o empecilho da altura já que a impressão ainda não consegue atuar na construção de edifícios muito altos.

 

Gostou do nosso artigo e quer receber mais novidades sobre o assunto? Então acesse as  nossas redes sociais e fique por dentro das nossas postagens.

 

 

 

 

Stay Connected
Latest News