Picture of agvinidesign
agvinidesign

Entenda a importância do marketing de conteúdo

Dentre tantas estratégias criadas para alavancar os resultados das empresas e gerar mais autoridade para as marcas, o marketing de conteúdo se destaca entre uma das mais usadas e eficazes. 

Provavelmente, já deve ter se deparado com um artigo, post, vídeo ou imagem na internet que te ensinava sobre alguma coisa, aquilo nada mais é do que o marketing de conteúdo na prática. 

Portanto, hoje, iremos te mostrar a importância desta estratégia dentro dos negócios e como ela pode mudar a realidade da sua empresa. 

 

O que é marketing de conteúdo? 

O marketing de conteúdo pode ser entendido como a produção e a divulgação de materiais educativos.

Sendo assim, materiais que irão ajudar os internautas, leitores ou ouvintes a solucionar algum problema ou esclarecer alguma dúvida. 

Por exemplo, uma empresa de contabilidade para industrias pode produzir um artigo dando dicas sobre como aumentar a contabilidade dentro da indústria e como ela é extremamente importante para o negócio. 

Além de estar ajudando a pessoa que for ler aquele artigo, a empresa estará divulgando a sua marca e garantindo que ainda mais pessoas conheçam a sua marca e adquiram o seu serviço. 

Isto posto, os dois principais meios pelos quais se pode usar o marketing de conteúdo são os blogs e as redes sociais. 

 

Blogs 

Mesmo com a chegada das redes sociais, os blogs ainda possuem o seu poder de influenciar, gerando muito resultado e visibilidade para as marcas que procuram uma boa posição perante o Google. 

Caso você esteja à procura de uma clínica veterinária 24 horas Moema, o Google será uma das suas primeiras opções na hora de obter essa resposta. 

O que prova que os blogs ainda são muito acessados e procurados na internet. 

Produzir artigos diários, semanais ou quinzenais sobre um determinado assunto que envolva o seu negócio, garante que o buscador veja que a sua marca é de qualidade e a entregue para mais usuários online. 

 

Redes sociais 

As redes sociais são verdadeiros fenômenos da atualidade e vieram para mudar completamente a maneira das pessoas comprarem, trabalharem, produzirem, se informarem e entreterem. 

Por meio delas ficou ainda mais simples encontrar um fabricante de produtos de limpeza ecológicos, por exemplo, pois elas conseguem filtrar e mostrar para o internauta o que ele precisa e o que ele quer. 

Não parando por aí, as redes sociais possuem uma linguagem mais moderna e acessível, o que permite que a sua marca alcance ainda mais pessoas e de diversos tipos para se tornarem clientes de sua loja. 

As diversas redes sociais que existem oferecem ferramentas para potencializar a comunicação entre a empresa e o cliente, e usá-las é essencial para a eficácia de suas estratégias como o marketing de conteúdo. 

Por isso, faça publicações, crie imagens divertidas, pense em uma boa identidade visual, grave vídeos e stories e mostre aos seguidores que a sua marca está sempre aberta ao novo e pronta para novos desafios. 

Como mencionamos, esses são apenas dois meios utilizados para colocar o marketing de conteúdo em prática. 

Porém, são os mais acessíveis e eficazes no momento, o que gera mais resultados para você e seus negócios.

 

Benefícios do marketing de conteúdo 

Dentre tantos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio, selecionamos apenas algumas das diversas que existem para te mostrar a eficácia dela. Confira abaixo: 

  • Maior alcance;
  • Aumento na visibilidade e autoridade;
  • Construção de uma audiência fiel;
  • Mais relacionamento com o cliente;
  • Geração de confiança e intimidade com os clientes;
  • Meios de ação acessíveis e simples. 

Esses são apenas alguns dos pontos positivos que essa estratégia traz para qualquer tipo de negócio, seja uma marca de automação industrial máquinas ou uma loja de roupas e acessórios. 

O marketing de conteúdo consegue fazer qualquer negócio sair do zero e chegar a resultados surpreendentes.

Portanto, deve ser aplicado da maneira certa e com o objetivo de gerar mais resultados, e impactar vidas com o valor da sua marca. 

 

A importância do marketing de conteúdo

Além de todos os benefícios que mencionamos acima, vale a pena reforçar a importância que essa estratégia possui, principalmente, em tempos onde as pessoas são bombardeadas de informações e novidades. 

Uma empresa rica em valores, princípios e qualidade de serviços e produtos, sabe que o marketing de conteúdo não é apenas uma estratégia para gerar mais resultados, mas para mudar a vida de seus clientes. 

Por meio desta estratégia é possível ajudar outras pessoas a esclarecerem suas dúvidas, solucionarem seus problemas e mudarem suas perspectivas sobre um determinado assunto. 

Dessa maneira, uma marca não consegue apenas realizar mais vendas e aumentar os seus resultados, mas gerar uma conexão e intimidade com os clientes, que poderá se prolongar por muito tempo. 

Assim, cria-se não apenas mais uma empresa para vender produtos e serviços, mas uma marca humanizada que se preocupa com a qualidade de tudo o que é oferecido aos seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Últimas notícias

Como descobrir se um site é VTEX?

O comércio eletrônico tem crescido exponencialmente nos últimos anos e se consolidou como uma das principais formas de venda no Brasil e no mundo. Com a facilidade de criar uma

Transformação digital no RH

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO RH   Com o objetivo de integrar e otimizar os processos, a transformação digital no RH faz uso da tecnologia em todos os setores da empresa, para

Entenda a importância do marketing de conteúdo

Dentre tantas estratégias criadas para alavancar os resultados das empresas e gerar mais autoridade para as marcas, o marketing de conteúdo se destaca entre uma das mais usadas e eficazes. 

Marketing vs publicidade: como trabalhar com os dois?

Assim como diversas áreas correlatas dentro do mercado brasileiros já entraram em conflito, o embate de marketing vs publicidade surgiu há muito tempo, mas você já se perguntou o por