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Melhor hora para postar no Instagram em 2021

Existem muitos fatores para o sucesso no Instagram. Um dos mais importantes é o tempo. Neste guia, vamos te guiar por um passo a passo para ajudar a encontrar os melhores horários para as suas postagens. Você deve ter ouvido que o melhor horário para postar no Instagram é das 11h às 13h ou talvez das 14h às 15h. E que você deve evitar segundas e finais de semana e postar mais nas quintas-feiras…

 

Bom, aqui está a verdade.

Não existe uma melhor hora para postar no Instagram. Todos aqueles estudos que analisaram milhões de usuários? Não é são úteis assim. Afinal, os tais estudos não foram feitos com os SEUS seguidores.

Então, aperte o cinto – estamos aqui para te mostrar como encontrar o melhor momento para a sua empresa postar no Instagram.

 

Que fatores determinam sua melhor hora para postar no Instagram?

A melhor hora para postar no Instagram é quando seu público está mais ativo. Mas também pode ser um momento em que menos seguidores estão online – se o seu conteúdo for relevante para a rotina diária deles naquele momento.

Tanto a oportunidade quanto a relevância são fatores que o algoritmo do Instagram usa para determinar onde sua postagem se encaixa nos feeds de seus seguidores. E quanto mais alto seus posts aparecem nos feeds de seus seguidores, mais impressões sua marca ganha. Mais impressões podem levar a mais engajamento. E quanto mais engajamento suas postagens obtêm, mais impressões suas postagens futuras podem obter, também, criando um efeito de bola de neve.

 

Oportunidade: quando a maioria de seus seguidores estão online

Postar no momento em que a maioria de seus seguidores estão ativos dará a sua postagem uma chance melhor de ser vista por mais pessoas. Isso se deve ao fator de pontualidade ou recência, o que significa simplesmente que sua postagem ocorre próximo ao momento em que um usuário faz login.

A programação do Instagram pode ser encarada como uma espécie de ‘ciência’. Dá para escolher a hora em que a maioria dos seguidores está no Instagram para postar sobre promoções, notícias ou outro conteúdo interessante para compartilhar.

Se estamos promovendo um sorteio, um novo local ou algo que não seja específico, vou postar à noite. Podemos ficar de olho no conteúdo e, para isso, postar em um momento em que a maior quantidade de pessoas esteja online.

 

Maior relevância: quando seu conteúdo se encaixa melhor nos dias de seus seguidores

O algoritmo do Instagram procura primeiro mostrar aos usuários o conteúdo que eles mais desejam ver. Como sabe o que as pessoas querem ver? Ao olhar para os interesses e as relações dos usuários. Quanto mais relevante for seu conteúdo para seus seguidores, mais eles vão interagir com ele. Esse envolvimento faz com que o Instagram exiba seu conteúdo em uma posição mais alta nos feeds das pessoas.

Descubra, de alguma maneira…, quando os produtos de sua marca são mais relevantes para as agendas diárias de seus seguidores. Em alguns casos as manhãs são um ótimo momento para ficar na frente das pessoas que estão pensando no que escolher para o café da manhã, se você tiver uma mercearia na esquina, por exemplo.

Se apenas seguirmos os conselhos convencionais sobre a “melhor hora para postar no Instagram” dos estudos e pesquisas feitas, podemos estar perdendo a oportunidade de ‘plantar uma boa ideia’ para os nossos seguidores.

 

Mas então, como encontrar o melhor momento para postar no Instagram para sua marca

Encontrar os melhores horários para postar no Instagram para sua marca não precisa ser uma tarefa muito complicada. Você precisará considerar duas coisas:

– Quando seu maior número de seguidores está ativo na plataforma;

– Quando sua marca é mais relevante para eles.

Esses dois pontos de dados darão uma ideia de seus tempos de postagem ideais, que você pode testar e refinar. Agora, vamos percorrer cada etapa para encontrar os melhores horários para postar juntos.

 

Etapa 1: veja quando seu público está mais ativo no Instagram

Você pode ver quando seu maior número de seguidores está no Instagram, observando os insights que o Instagram oferece. Você encontrará essas informações para as contas comerciais clicando no botão Insights.

O botão Insights está localizado na página de perfil da conta comercial.

Em Insights, você pode clicar para visualizar os dados divididos por conteúdo, atividade e público. Selecione a guia Público para ver os dados sobre seus seguidores, incluindo quando eles acessam o Instagram, bem como sua localização, faixa etária e sexo. Você pode alternar entre horas e dias para ver os horários mais ativos.

O Instagram Insights exibe detalhes do público nos sete dias anteriores.

Lembre-se de que os dados são exibidos apenas para os últimos sete dias em sua conta do Instagram. Isso fornece dados limitados, mas é um começo. Fique atento ao impacto de ocasiões especiais e comportamento sazonal antes de basear qualquer decisão em dados de um período de tempo tão curto.

 

Etapa 2: faça uma análise de que tipo de conteúdo é melhor para esses momentos

O melhor momento para postar um tipo de conteúdo no Instagram será diferente daquele para outro tipo de conteúdo. E é provável que você tenha vários tipos diferentes de conteúdo para postar.

Nesta etapa, crie uma hipótese. Você conhece seu público-alvo melhor do que ninguém. A que hora do dia eles estão lidando com o problema que você resolve? Quando faz sentido para eles pensarem na sua marca?

Veja quando cada tipo de conteúdo será mais relevante para os seguidores, em seguida, faça um experimento. Para cada novo tipo de conteúdo, tente momentos diferentes. Uma postagem com uma atraente tigela de açaí, por exemplo, será em um momento diferente de um cartão-presente.

 

Etapa 3: crie um cronograma para testar sua hipótese

Agora você sabe quando seus seguidores estão online e tem uma ideia de qual conteúdo acha que pode interessá-los nesses momentos. Tente colocá-lo em ação com uma programação de postagem no Instagram por um período definido como três semanas.

Digamos que você administre a conta do Instagram para uma academia. Formulamos a hipótese de alguns tipos diferentes de conteúdo que achamos que podem ‘ressoar’ com seus seguidores em diferentes momentos do dia.

A ideia é considerar a que horas seus seguidores querem ouvir de você. Se você é uma academia, seus seguidores podem estar procurando inspiração saudável à tarde, quando sua energia está diminuindo, ou de manhã, quando eles enfrentam a escolha de sair da cama e ir para a academia em vez de dormir até tarde. os horários das aulas podem ajudá-los a se planejar para o dia seguinte. E talvez você queira postar conteúdo que incentive as pessoas a fazerem visitas às terças e quintas-feiras, já que esses dias costumam ser menos movimentados na academia.

Você não precisa publicar um determinado número de vezes por dia. Depois de encontrar os horários ideais, você poderá publicar menos e ter maior impacto. E lembre-se de que as hashtags baseadas nos dias da semana também podem ser uma maneira poderosa de aumentar o número de seguidores.

Etapa 4: analise suas descobertas para descobrir os melhores horários para seu conteúdo

Depois de algumas semanas testando sua programação de postagem no Instagram, você terá uma ideia de qual conteúdo está repercutindo em seus seguidores e em quais momentos.

Em seguida, você pode ajustar sua programação para refiná-la. Continue postando o conteúdo que ressoa com os seguidores e altere o conteúdo que não teve uma boa receptividade.

Onde você pode encontrar os dados? O Instagram mostra os números de engajamento para cada postagem na guia Postagens na seção Insights de sua conta comercial.

No exemplo de programação do Instagram para promover uma academia, talvez suas postagens matinais tenham curtidas e comentários, mas suas postagens de fim de tarde não façam tanto sucesso, embora fosse um momento em que muitos de seus seguidores estivessem online. Você pode tentar postar um tipo diferente de conteúdo naquele momento para determinar a que seu público da tarde responde melhor.

Etapa 5: continue testando novos tempos

Seus dados de desempenho de postagem são baseados em seu histórico de postagem. Portanto, verifique seus melhores horários a cada mês e tente testar novos horários ocasionalmente. Isso permite que você continue aprendendo sobre seu público.

Você pode postar durante o dia, mas às vezes pode fazer experiências com uma postagem noturna ou de madrugada para ver como isso repercute nos seguidores de sua marca.

Ocasionalmente, seus “experimentos” pode ser feitos ‘organicamente’ porque você pode se esquecer de agendar uma postagem e acaba postando em um momento ‘não muito ideal’. Às vezes, pode ser uma surpresa agradável ver aquele poste fora de hora decolar, mas outras vezes serve como um lembrete de que fazer um planejamento estratégico e programação é mais inteligente.

As marcas que programam suas postagens podem buscar horários específicos a cada dia.

Se você sentir falta de postar em um determinado horário todos os dias, isso significa que suas postagens serão perdidas nos feeds de seus seguidores? Não necessariamente.

É verdade que os dados analíticos apontam o melhor horário do dia e a programação consistente de suas postagens é a chave para atingir o melhor horário do dia – todas as vezes – para maximizar o engajamento. Embora não seja o ideal, você ainda pode ver efeitos positivos publicando dentro de uma determinada faixa de tempo.

Como as ferramentas certas podem impulsionar suas escolhas do “melhor momento para postar”

Quando você opera uma pequena empresa, seus recursos podem ser muito limitados. Suas contas de redes sociais são apenas uma parte de seu marketing e você precisa abordar tudo com eficiência. Aproveitar o melhor momento para postar no Instagram para o seu negócio significa que você pode ter mais efeito com menos esforço.

Então, em vez de postar 20 vezes por semana, você pode otimizar, digamos, cinco postagens realmente ótimas e ver melhores resultados.

Agora é com você. Mãos à obra e boa sorte!

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