agvinidesign
agvinidesign

Como fazer a minha empresa se comprometer com o meio ambiente

Fazer a sua empresa se comprometer com o meio ambiente pode ser mais fácil do que você imagina. A princípio, pequenas ações em conjunto com toda a equipe podem transformar toda a empresa. Para começar a implantar essas medidas, você pode contar com empresas especializadas na área ambiental, como uma consultoria ambiental.

A consultoria ambiental conta com profissionais capacitados. Como por exemplo, biólogos e engenheiros ambientais. O consultor ambiental tem como objetivo implantar projetos de educação ambiental. Também controla os impactos ambientais. Assim como, realiza orientação quanto as leis ambientais.

Para fazer sua empresa se comprometer com o meio ambiente a sua empresa deve empregar algumas dessas dicas.

 

Envolver todos os colaboradores

Os colaboradores da empresa estão de modo direto presentes nos processos produtivos da empresa. Por isso, eles devem ser envolvidos nas mudanças. O primeiro passo é promover palestras e conversas sobre o meio ambiente. A consultoria ambiental será responsável por orientar os colaboradores. Em outras palavras, eles falarão sobre a coleta de lixo, a redução do consumo de água. Do mesmo modo, o consultor ambiental será importante para criar uma cultura ambiental dentro da empresa.

Todos os colaboradores da empresa devem participar desse processo. Sempre sendo capaz de tirar dúvidas, sugerir mudanças. Bem como identificar os problemas ambientais da empresa. Desse modo, a sua empresa estará no caminho certo para se tornar mais comprometida com o meio ambiente.

 

Usar tecnologias limpas

O consumo de energia elétrica é um grande vilão do meio ambiente. Porque além de ser poluente ela gera um custo alto para a empresa. Por isso, é interessante adotar o uso de tecnologias limpas. Como por exemplo, a energia solar. Dessa forma, além de ajudar a preservar o meio ambiente a empresa terá economia nos custos com energia.

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável. Ela depende apenas da luz do sol. Como resultado, pode-se dizer que ela é uma fonte infinita de energia. Esse tipo de energia não causa danos ao meio ambiente.

Entretanto, o investimento inicial na compra dos painéis solares e na instalação da energia solar podem ser altos. Mas, energia gerada na vida útil dos painéis trará o retorno do dinheiro investido. Já que a vida útil dos painéis solares pode chegar a 25 anos.

Em alguns casos, a redução no valor da conta de energia pode chegar a 90%. Ou seja, a troca da energia elétrica pela energia solar fará a sua empresa mais sustentável e ainda trará economia de dinheiro.

Em resumo, para fazer a sua empresa se comprometer com o meio ambiente, você deve procurar ajuda de especialistas na área ambiental, como consultores ambientais e começar a adotar novas políticas dentro da empresa. Deste modo, será muito mais fácil e natural trazer mudanças relevantes ao meio ambiente.

 

Diminuir a produção de lixo

Toda empresa gera lixo. Mas afinal, como reduzir esse lixo? Por exemplo, é muito comum a impressão de vários documentos e desperdício de papel no escritório da empresa. Todavia, alguns arquivos são impressos para serem lidos apenas uma vez. Como resultado, a volume de papel que vai pro lixo é gigante.

Por isso, é necessário realizar a economia de papel. Em outras palavras, imprimir apenas o que for necessário e utilizar os dois lados do papel. Além de realizar o descarte correto do papel usado. Nesse sentido, uma forma de reduzir a impressão é evitar guardar documentos impressos em pastas.

Ao passo que, a cada dia o mundo está mais tecnológico já é possível armazenar documentos no formato digital. Seja em servidores, dispositivos externos, como HDs ou armazenamento em nuvem.  Essa mudança não será benéfica apenas para o meio ambiente. Como também, será capaz de gerar economia de dinheiro na compra de papel. Então, reduzir o consumo de papel irá reduzir os custos.

Outra opção é reduzir o consumo de copos descartáveis. Esses copos são usados apenas uma vez e logo vão para o lixo. O plástico é um grande poluidor do meio ambiente. Ele pode levar mais de 200 anos para se decompor. Mas como reduzir o consumo de copos descartáveis? A empresa pode adotar a troca dos copos plásticos por copos feitos de material reciclável ou implantar o uso de canecas individuais para cada funcionário.

Embora, essas mudanças sejam simples. Elas só serão de fato realizadas se os funcionários estiverem envolvidos no processo. Para adotar essas mudanças, o funcionário deve entender os impactos ambientais que o excesso de lixo gera ao meio ambiente. Por isso, a consultoria ambiental será importante nesse processo.

 

Stay Connected
Latest News