Como descobrir se um site é VTEX?

O comércio eletrônico tem crescido exponencialmente nos últimos anos e se consolidou como uma das principais formas de venda no Brasil e no mundo. Com a facilidade de criar uma loja virtual, muitas empresas optam por plataformas de e-commerce para gerenciar seus negócios online. Entre as plataformas mais utilizadas no Brasil, a VTEX Io é uma das líderes de mercado e é reconhecida por oferecer uma experiência de compra completa e segura. 

No entanto, para o consumidor final, pode ser difícil saber se um site utiliza a plataforma VTEX ou outra plataforma de e-commerce. Saber como identificar se um site é VTEX pode ajudar o consumidor a tomar decisões mais informadas e a se sentir mais seguro ao realizar compras online. Neste texto, apresentaremos algumas dicas e técnicas para descobrir se um site é VTEX. 

 

Verificar o rodapé do site 

Além do link para a VTEX, que pode estar presente no rodapé do site, também é possível identificar a plataforma por meio de outras informações. Por exemplo, é comum que os sites VTEX apresentem o logotipo da plataforma ou uma mensagem informando que a loja virtual foi desenvolvida pela VTEX. 

Além disso, o rodapé pode conter informações sobre o suporte técnico da VTEX, como um número de telefone ou um e-mail de contato. É importante lembrar que nem todos os sites VTEX incluem essas informações no rodapé, mas esta é uma das primeiras áreas a serem verificadas na busca pela identificação da plataforma utilizada.

 

Inspeção de código-fonte 

Ao inspecionar o código-fonte do site, é possível verificar se há referências à plataforma VTEX. Além de procurar por termos como “VTEX” ou “vtex”, é possível buscar por códigos específicos que indicam o uso da plataforma. Por exemplo, a VTEX utiliza um sistema de URLs personalizadas que contém o termo “vtex commerce stable” ou “vtexcommercebeta”. 

Esses termos podem ser encontrados ao analisar o código-fonte da página. É importante lembrar que a inspeção de código-fonte pode ser mais difícil para usuários sem conhecimentos em programação, mas existem extensões de navegador que facilitam a identificação de tecnologias utilizadas em um site, como o “What Runs” ou o “Wappalyzer”.

 

Verificar os arquivos do site 

Os arquivos do site, como as imagens e scripts, podem conter informações sobre a plataforma utilizada. Para acessar os arquivos do site, basta clicar com o botão direito do mouse na página e selecionar a opção “salvar como”. Em seguida, é possível abrir os arquivos salvos em um editor de texto para procurar por termos como “VTEX” ou “vtex”.

 

Utilizar ferramentas online 

Existem algumas ferramentas online que podem ajudar a identificar a plataforma utilizada por um site. Uma delas é o BuiltWith (https://builtwith.com/), que fornece informações detalhadas sobre a tecnologia utilizada pelo site, incluindo a plataforma de e-commerce. Outra ferramenta é o Wappalyzer (https://www.wappalyzer.com/), que também identifica a tecnologia utilizada pelo site, incluindo a plataforma de e-commerce.

Identificar se um site é VTEX pode ser útil para o consumidor final, pois a plataforma é conhecida por oferecer uma boa experiência de compra e segurança nas transações online. Além disso, conhecer a plataforma utilizada pelo site pode ajudar a entender melhor as políticas de privacidade e segurança adotadas pela empresa. 

As técnicas apresentadas neste texto podem ser úteis para descobrir se um site é VTEX, mas é importante ressaltar que nem sempre essas técnicas são eficazes, pois algumas empresas podem ocultar as informações sobre a plataforma utilizada. Portanto, é sempre recomendável verificar a reputação da empresa e adotar medidas de segurança ao realizar compras online.

Stay Connected
Latest News