agvinidesign
agvinidesign

Qual a diferença entre o modem e roteador?

Você já se perguntou qual a diferença entre um modem e um roteador? Não fique confuso, os dois dispositivos são diferentes, mas possuem a mesma função – a de oferecer conectividade entre seu computador ou dispositivo móvel com o provedor de serviço da Internet.

A diferença entre os dois é que o modem converte a informação do provedor em um sinal digital e o roteador realiza o processo oposto, ou seja, ele converte o sinal digital para um formato compreensível para o seu computador ou dispositivo móvel. Neste artigo, iremos explicar melhor a diferença entre os dois dispositivos.

 

O que é um modem?

 

Um modem é um dispositivo que se conecta ao provedor de serviços da Internet para fornecer conexão com a Internet. É conectado a um cabo coaxial ou RJ45, dependendo do tipo de serviço de acesso à Internet escolhido. O modem converte os sinais analógicos do provedor em um formato digital, o que torna possível a conexão com a Internet.

O modem também é capaz de processar os dados recebidos para que eles possam ser compreendidos e lidos por computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos conectados à Internet.

 

O que é um roteador?

 

O roteador é um dispositivo que recebe um sinal digital do modem e o converte em um formato que os computadores e dispositivos móveis podem entender. Ele permite que esses dispositivos se conectem à rede local e acessem a Internet simultaneamente. Além disso, o roteador também é capaz de criar e controlar sua própria rede local de computadores. Se no seu caso é necessário um roteador, indicamos um roteador Mesh.

 

Principais diferenças

 

A principal diferença entre os dois dispositivos é que o modem converte o sinal do provedor de serviços de Internet para um formato digital compreensível para computadores e dispositivos móveis, enquanto o roteador converte esse sinal digital para um formato compreensível para computadores e dispositivos móveis.

Por exemplo, se você usa um modem para se conectar à Internet, ele servirá apenas para se conectar à Internet. Mas se você usar um roteador, ele servirá para criar e controlar sua própria rede local, além de se conectar à Internet.

 

Outra diferença entre os dois dispositivos é que o modem normalmente é usado apenas para conexões de alta velocidade, como cabo ou DSL. Mas um roteador pode ser usado em conexões lentas, como o modem de discagem. Além disso, o roteador é capaz de fornecer segurança à rede local, enquanto o modem não oferece nenhuma segurança.

 

Vimos neste artigo as principais diferenças entre um modem e um roteador. O modem converte os sinais do provedor de serviços de Internet em um formato digital compreensível para computadores e dispositivos móveis, enquanto o roteador converte o sinal digital em um formato compreensível para computadores e dispositivos móveis.

Além disso, o modem é usado apenas para conexões de alta velocidade, enquanto o roteador pode ser usado em conexões lentas e também fornece segurança à rede local.

 

Agora que você conhece melhor a diferença entre esses dois importantes dispositivos, está na hora de adquirir o dispositivo certo para a sua necessidade de conexão à Internet. Boa sorte!

Stay Connected
Latest News