agvinidesign
agvinidesign

Marketing digital para a indústria quais as tendências?

Marketing Industrial (também conhecido como Marketing B2B ou Marketing Comercial) é a divulgação de produtos/serviços de uma empresa para outras empresas. Portanto, é diferente do marketing B2C, que foca na promoção de produtos e serviços.

O mercado vem exigindo que cada vez mais os profissionais tenham conhecimento sobre o assunto de marketing. Portanto, é fundamental que você tenha capacitação dentro do assunto, por conta disso, é essencial que você faça um Curso Online com a finalidade de compreender sobre esse nicho.

Você sabe o que é o Marketing Industrial?

O marketing digital tem como objetivo gerar ações mais alinhadas com a realidade de nossas vidas por meio de ferramentas de CRM ou técnicas de SEO. No entanto, alguns setores apresentam algumas peculiaridades – é o caso da indústria.

Por exemplo, quando estamos falando de empresas que implementam um modelo de vendas B2B (business-to-business, ou seja, de uma empresa para outra), as táticas utilizadas por quem busca no objetivo de influenciar o consumidor final (B2C) não podem ser as mesmas. Por isso, o conceito de marketing industrial tem ganhado mais espaço dentro do mercado.

Dentro da prática, o marketing industrial tende a ser um conjunto de estratégias mais segmentado para atender às necessidades da indústria. Por exemplo, assim como o e-commerce busca uma maior relevância digital e melhores classificações no Google, a ideia da indústria é atingir o mesmo objetivo, mas com suas peculiaridades em mente.

Por exemplo, uma empresa farmacêutica não tentaria convencer o consumidor final do medicamento a comprar e confiar na marca. A sua estratégia deverá sempre ser pensada no objetivo de convencer as farmácias, hospitais e médicos a usar determinado medicamento.

Por exemplo, um dos objetivos é utilizar as práticas de inbound marketing para estreitar o relacionamento com os clientes (neste caso, outras empresas), aumentando assim as conversões e a fidelização para o negócio. Nossa ideia é sempre adaptar alguns desses conceitos às realidades do setor.

Portanto, considerar a estratégia de marketing digital da indústria é cada vez mais uma necessidade no objetivo de melhorar o desenvolvimento de melhores resultados em diversas áreas, desde vendas até a relevância de seus segmentos. Com a aplicação correta dessas medidas, mesmo um pequeno investimento pode render muito.

A diferença entre marketing B2B e B2C

O B2B tem o significado de business to business. Então, como vimos, o marketing B2B se destaca pela construção de relacionamentos entre as empresas. O marketing B2C (business-to-customer) é para empresas que fornecem serviços ou produtos para consumidores finais (pessoas físicas).

Então, podemos destacar que esses dois tipos de marketing visam atingir públicos muito diferentes, também existem diferenças significativas entre eles! Principalmente linguagem e decisões de compra.

Linguagem

A linguagem do marketing B2B é mais técnica e os termos do setor são frequentemente usados ​​na comunicação com as empresas, enquanto a linguagem do B2C é mais humana. O público da empresa preza pela qualidade do conhecimento e da tecnologia! Por outro lado, os indivíduos gostam de falar com marcas como eles.

Decisão de compra

As decisões de compra também são diferentes. Geralmente, os empresários não tomam decisões de compra sozinhos e exigem a aprovação de seus superiores. A cadeia de comando será mais longa, o processo de tomada de decisão de compras é mais complexo.

Os indivíduos são diferentes. Eles costumam fazer suas próprias compras com base em suas emoções. Tornando o processo de decisão de compra cada vez mais curto, pois levará menos tempo no objetivo de avaliar as suas opções, pois são influenciadas por emoções: fome, status, preço.

Principais Benefícios do Marketing Industrial

·         Atrair clientes ideais e mais clientes;

·         Reduzir custos com representantes de vendas quando os clientes encontram sua empresa na internet e vão até você;

·         Venda sem fronteiras: as redes sociais permitem vender em qualquer lugar e ampliar seu alcance;

·         Aumente a credibilidade e a confiança do público fortalecendo a presença digital do seu setor;

·         Relacionamento de longo prazo com o cliente, afinal, quando um cliente encontra um excelente fornecedor, dificilmente ele pensará em trocar;

·         Lucros: Todas as vantagens acima aumentam as vendas e a receita.

Tendências tecnológicas para as industriais

Destacamos que é muito importante ficar de olho em tendências do setor industrial. Como resultado, você sempre ficará sempre à frente da concorrência, destacamos que o reconhecido é uma autoridade em sua área e atrai cada vez mais clientes.

Através de bons Cursos Online Grátis você adquire conhecimento e terá espaço e respeito dentro do mercado.

Inteligência artificial

Embora já seja uma realidade dentro da indústria atual, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais destaque dentro do mercado. Ela já pode ser usada como assistente virtual, melhorando o relacionamento que a empresa tem com os clientes, otimizando instalações industriais e construindo cidades inteligentes.

A maior tendência é que a IA assume mais tarefas manuais e geradoras de empregos, ocupando cada vez mais cargos profissionais nos futuros anos.

Big Data

Essa tecnologia gera enormes quantidades de dados a cada segundo. Com o big data, será possível cruzar os dados e definir as tendências, “prevendo” sempre os problemas futuros. Assim, a empresa já terá a devida solução para cada problema.

Como resultado, a demanda por engenheiros e cientistas de dados no setor aumentará.

Maior segurança cibernética

À medida que os processos industriais se tornam mais digitalizados, o foco em dados no ambiente digital aumentará. Os investimentos em medidas provisórias contra ataques cibernéticos e falhas ao longo dos anos para evitar interrupções de serviço em cidades inteligentes e fábricas digitais.

Indústria automatizada

Segundo a Transparency Market Research, a automação industrial, a combinação de tarefas executadas por humanos e máquinas, deverá crescer 6,6% até 2024.

Impressão 3D

A impressão 3D está se tornando cada vez mais poderosa dentro da indústria, e é provável que os primeiros carros produzidos tenham essa tecnologia, estabelecendo cada vez mais influência dentro da indústria e no mercado.

Stay Connected
Latest News