agvinidesign
agvinidesign

O que faz queimar a placa da TV?

Hoje em dia as TVs estão cada vez mais modernas. Os aparelhos vêm cada dia mais finos e cada dia maiores, e com uma definição que a 10 anos atrás ninguém achava que seria possível de se alcançar.

Isso é claro, atrai compradores que querem que suas salas virem verdadeiros cinemas, com uma tela que reproduz em 4K, com muitas cores vivas e tudo o que tem direito.

 No entanto, o que deve ser levado em consideração é o fato de que apesar do avanço da tecnologia, ela tende a ficar um pouco mais frágil. Com o afinamento das tv, suas telas ficam mais sensíveis, mas a fragilidade pode ir além.

TVs modernas também sofrem um pouco com a placa. A palavra é provavelmente o componente eletrônico mais importante que existe nela, e quando ela queima pode ter certeza que sua dor de cabeça é certa.

Claro que ela não é a coisa mais frágil da TV, hoje os leds são a grande coisa sensível ali, e se eles queimarem, aí sim você vai ter problemas.

 Mas isso não muda que é importante ter cuidado com a palavra, é mais importante ainda cuidar para que a placa não queime. Nem todo mundo sabe exatamente o que pode queimar uma placa, e é por isso que estamos aqui hoje.

Hoje vamos levantar aqui quais são os principais responsáveis por queimar placas de televisão, assim você pode tomar cuidado e nunca vacilar assim com o seu amado aparelho. 

Tempestades elétricas

A placa de uma TV é um circuito eletrônico, o que quer dizer que ele tem suas fragilidades quando o assunto é eletricidade. Nos tempos antigos, aprendemos com nossos pais e avôs que quando uma tempestade de raios está acontecendo, é melhor tirar tudo da tomada.

O tempo passou e hoje os aparelhos são menos sensíveis, porém as TVs ainda sofrem consideravelmente com esse tipo de problema, então sim, o mais recomendado é que você tire a sua TV novinha da tomada caso você sinta que uma tempestade de raios está se intensificando.

 É preciso lembrar que o Brasil é um dos campeões do mundo em tempestades de raio, com mais de 70 milhões de descargas por ano. 

 E lembrando que não são apenas os raios que podem queimar a placa da sua TV, os picos de energia podem fazer o mesmo, e colocamos aqui junto pelo fato de que quando uma tempestade de raios acontece, podem acontecer muito picos.

Isso é um grande perigo para a placa de uma TV, então tome muito cuidado, sempre que achar o tempo muito suspeito, tirar seu aparelho da tomada é o movimento mais seguro.

O sol

Você pode estar pensando “quem é que deixa a TV no sol?”. Pois saiba que não é necessário levar a TV até o sol, se você não prestar atenção, o sol vai até a sua TV e você nem percebe.

Por exemplo, existem casas e apartamentos que a janela da sala fica de frente para o sol, e às vezes a pessoa abre a janela para deixar entrar um ar, esquece e vai fazer outra coisa. Pode acontecer do sol bater diretamente na TV.

A exposição prolongada aos raios de sol vai fazer mal para a tela, dependendo de que ela é feita, mas para a placa também. O pior é que isso pode fazer a sua placa ir queimando aos poucos, até parar totalmente.

Então cuidado com as cortinas fracas, com as janelas abertas e com aqueles dias muito ensolarados que podem acabar te dando um prejuízo. 

Poeira

Pois é, a poeira é um inimigo que as casas lutam diariamente, ele tem o poder de deixar tudo sujo e ainda estragar alguns aparelhos.

A poeira inclusive talvez seja a maior inimiga dos aparelhos eletrônicos, tendo o poder de queimar caixas de som, videogame e televisores. Quanto a isso, existem algumas coisas que podem ser feitas.

A primeira é não deixar a TV pegar poeira, e sempre passar um pano nela. Também é necessário limpar em volta dela, seja na rack ou no suporte para TV, para que a entrada de ar do televisor não absorva poeira.

E é interessante que a cada uma vez por ano, você a leve para ser limpa por um profissional da área também. 

Tomadas defeituosas

Por fim, vamos falar das tomadas. Hoje a voltagem dificilmente é um problema para os novos aparelhos, no entanto uma tomada defeituosa mandar mais energia do que um televisor pode aguentar, mesmo que ele aguente 220 volts.

Se você ligou outras coisas ali e sente que a energia está sendo atribuída de maneira estranha, não concentre nem a TV e nem nada ali, e chame um eletricista para poder fazer um diagnóstico mais completo.

Em resumo, existem algumas coisas que podem queimar uma placa de TV, mas existem também diversas maneiras de proteger seus objetos desse mal, então o importante é estar atento para não perder um bem que anima tanto a sua família. 

Stay Connected
Latest News