agvinidesign
agvinidesign

Qual o significado de plágio? Como evitar?

O professor está passando o primeiro trabalho da escola ou faculdade, está explicando como o trabalho precisa ser feito e você está anotando tudo e entendendo, até que ele fala:” lembre-se, plágio é crime, não façam isso!”

E então você para e se pergunta: “qual o significado de plágio? Como não cometer esse crime?”

Ou você está pesquisando para um trabalho na internet, copia e cola e entrega o trabalho como se fosse seu e o trabalho é anulado por plágio e você fica sem entender, pois não sabe o significado de plágio e nem que ele é crime.
E tem aquela situação, que você entrega um texto todo fragmentado, cheio de parágrafos copiados e colados, isso também é plágio. Mas fique tranquilo (a), iremos te ajudar!

Nesse texto você encontrará a explicação para as suas dúvidas, já fica avisado: plágio é crime, então mesmo que a tentação de cometer plágio bater, se livre dela porque é crime e você pode até ser preso. Mas vamos ao que interessa, qual o significado de plágio?

Copiar! Isso mesmo, plágio é quando você copia o trabalho de alguém e assina como se fosse seu, indiferente de ser cópia total ou parcial, se copiou e não citou a fonte original, é plágio!

Já é possível determinar diferentes formas de plagiar, abaixo você verá algumas delas, mas lembrando que elas estão sendo citadas para serem evitadas, pois é crime e acredita-se que você não quer cometer um crime que pode interromper seu crescimento profissional. 

Vamos lá então, dá uma conferida nos tipos de plágio, será citado e explicado cada forma de plagiar que conhecida até o momento:

Integral:  é quando simplesmente é feito o copia e cola sem nenhum tipo de citação da fonte original no final ou no decorrer do texto.

Parcial: quando é utilizado de forma parcial o texto original, ou seja, é feita a cópia de alguns parágrafos ou frases do trabalho alheio sem o uso das citações dentro das normas da ABNT, fazendo com que seu texto seja um “texto Frankenstein”, cheio de fragmentos copiados e colados, até formar um texto só.

 Mosaico: sabe quando você copiava o trabalho do colega na escola ou faculdade e ele dizia:” copia, mas não faz igual”, aí você trocava algumas partes de lugar ou copiava as frases com algumas palavras diferentes. Isso é plágio mosaico, quando você muda algumas partes do trabalho, mas copia a ideia original sem informar a fonte original, nesse caso seu colega de turma. 

Autoplágio:  espera aí, quer dizer que a pessoa plageia ela mesma? Isso mesmo, o autoplágio é mais comum de acontecer no mundo acadêmico e tem se tornado cada vez mais comum, mas como é feito?

O aluno copia, integral ou parcial, o conteúdo do seu próprio trabalho entregue em algum momento anterior, sem nenhuma referência, e entrega como se fosse atual e original.

Por exemplo: o aluno publicou um artigo em uma revista cientifica em 2020, aí agora em 2022 ele envia trechos desse mesmo artigo para outra revista, para ser publicado como se fosse original, sem citar que é cópia de um trabalho já feito. Isso é autoplágio.

Sim, eu também me perguntei qual o sentido de fazer isso, e a única resposta que me veio à mente foi:

A busca do aluno por maior visibilidade para sua carreira, a busca por receber investimentos para sua pesquisa, fazendo com que o aluno copie, cole e até invente dados que resultem em um trabalho que atraia a atenção, para ser explorado por outros pesquisadores.

Mas cuidado, por mais tentador que seja plagiar um texto, afinal já está tudo pronto, basta copiar e colar, mais rápido e prático. Isso é crime, é antiético, fere sua imagem e desvaloriza o trabalho do autor original.

 E sim, é possível saber, se você plagiou ou não o texto que está entregando, hoje já há ferramentas que fazem essa análise e indicam se houve plágio. Inclusive, falando sobre ferramentas para descobrir plágio, existe também o parafraseador para reescrever textos, que ajuda a remover quaisquer vestígios de plágio.

Agora que você já sabe o significado de plágio, não esqueça: “não copie, não faça igual”. Pesquise, estude, verifique, se precisar, dê uma pausa e volte a pesquisar, mas não faça plágio de nenhum tipo, além de ser crime, você acaba manchando sua imagem diante dos seus colegas e professores, além de desvalorizar o trabalho do autor plagiado.

Stay Connected
Latest News