agvinidesign
agvinidesign

A importância da tecnologia na Contabilidade

Todo bom escritório de contabilidade, hoje em dia, sabe da importância da tecnologia na Contabilidade. Se não sabe, precisa aprender para poder executar o melhor serviço possível para os seus clientes e gerar os melhores resultados para as empresas que confiam em suas capacidades para cuidar das demandas contábeis que, sabemos, são muitas aqui no Brasil.

Não há como negar que a carga tributária nacional é de grande porte. Para se ter ideia, as empresas nacionais gastam cerca de 2.000 horas por ano para cuidar de todos os seus impostos. Ainda que existam sistemas simplificados, como o Simples Nacional que atende grande parte das empresas do país, mesmo assim o tempo para lidar com todas as demandas é bem extenso. Para um empreendedor que cuida de tudo sozinho em seu negócio (o que é o caso de praticamente 99% das empresas do país), trabalhar sem um contador é muito complicado.

Por isso, é vital entender a importância da tecnologia na Contabilidade para poder colocar em prática os seus benefícios frequentes. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

 

5 pontos que mostram a importância da tecnologia na Contabilidade

1. Reduz o tempo para cada demanda

A presença de tecnologia na Contabilidade se dá por meio da chamada Contabilidade Digital. Trata-se de uma maneira moderna e inteligente de trabalhar com recursos tecnológicos dentro das demandas contábeis.

Dentre os recursos presentes nessa visão estão elementos como a Inteligência Artificial, a Automação e o Machine Learning. Na prática, todos contribuem para reduzir o tempo gasto para realizar cada demanda dentro do planejamento contábil de uma empresa.

Por exemplo, a emissão de notas fiscais costumava ser feita manualmente. Cada venda da empresa tinha a nota fiscal emitida individualmente, por um contador. Hoje em dia, é possível usar a automação para preencher automaticamente o documento e emiti-lo de maneira mais ágil, sem precisar de horas de trabalho de um profissional.

 

2. Reduz o custo das ações

Além de diminuir o tempo de cada demanda contábil, o uso da tecnologia da Contabilidade Digital permite que o custo de cada ação seja diminuído também.

Normalmente, as demandas contábeis têm como custo apenas a “mão de obra” do contador que as executa. Quando a empresa contrata um escritório de contabilidade, ela paga um valor mensal com base na quantidade de horas de trabalho que suas demandas vão exigir do escritório.

Quando a tecnologia reduz o tempo de cada tarefa, ela reduz também o custo de cada uma delas. Para o escritório, isso é vantajoso pois permite que ele possa atender muito mais clientes ao mesmo tempo. Mesmo que ele corte em 50% o valor por cada trabalho, por exemplo, o fato de que ele pode atender muito mais do que o dobro de clientes faz com que a estratégia seja mais lucrativa.

 

3. Diminui a taxa de erros

Um benefício essencial para provar a importância da adoção da tecnologia na Contabilidade é a redução da taxa de erros nos serviços contábeis. Afinal, como grande parte do trabalho é feito por algoritmos e sistemas automatizados, os erros não acontecem.

Com a tecnologia, dá para evitar erros no preenchimento de documentos, na emissão de notas, nos cálculos para identificar quanto de imposto vai ser pago e até no cumprimento de datas.

Além disso, garantir um trabalho melhor, também reduz custos que a empresa possa ter com multas ou juros de dívidas em longo prazo.

 

4. Garante papel mais estratégico

A Contabilidade sempre foi vista como uma área mais operacional. No entanto, a presença de tecnologia muda o setor de patamar e o coloca como algo mais estratégico dentro de uma empresa.

Suponha que você vai emitir CNPJ pela primeira vez para começar a trabalhar com sua empresa. Em qual regime tributário você deve estar? E em qual modelo jurídico de empresa? Tudo isso deve ser respondido inicialmente.

Um contador com recursos tecnológicos pode fazer simulações e entender qual a posição mais vantajosa para você em cada momento, garantindo que sua empresa terá sempre a configuração mais interessante.

 

5. Ajuda empresas de todas as áreas

Por fim, um dos benefícios da tecnologia na Contabilidade é que ela ajuda empresas de todos os portes, áreas e mercados. Não importa o tipo de negócio, ele certamente poderá se beneficiar com o uso da Contabilidade Digital.

As pequenas empresas passam a lidar com a contabilidade de forma mais ágil e barata, algo importante para quem não tem muitos recursos para investir. Já os grandes negócios podem poupar milhares de reais com uma otimização dos seus trabalhos contábeis.

Pronto! Agora que você viu a importância da tecnologia na Contabilidade, já pode compreender como melhor atender os seus clientes em seu escritório contábil. Lembre-se de que a Contabilidade Digital não é apenas uma tendência ou uma moda passageira, mas o futuro do segmento. Com ela, é possível ter resultados muito melhores, o que traz benefícios para todos os tipos de empresas.

Gostou? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas vejam esses benefícios!

Stay Connected
Latest News