agvinidesign
agvinidesign

Como usar a tecnologia ao seu favor nos estudos

É importante para todo estudante, seja da escola básica, ensino secundário ou universidade, saiba como usar a tecnologia ao seu favor nos estudos. Afinal de contas, o uso de recursos tecnológicos podem agilizar o aprendizado e garantir que você aprenderá melhor aquilo que precisa saber: e nem será necessário fazer um curso de informática básica online grátis para isso.

Hoje em dia, o Brasil vive um momento muito diferente de tudo sobre o padrão do que entendíamos há alguns anos. Para se ter uma noção, a busca por cursos online aumentou gigantescamente nos últimos meses, muito por causa do fato de que estamos vivendo uma pandemia e sair de casa se tornou um risco de contaminação. Portanto, para estudar, as pessoas preferem fazer cursos online do que offline.

Além disso, existem outras formas de como usar a tecnologia ao seu favor nos estudos. Quer ver algumas? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

 

Como usar a tecnologia ao seu favor nos estudos: 5 possibilidades

1. Estudar aquilo que você não tinha acesso antes

Imagine que você viva em uma cidade do interior de Santa Catarina e sempre tenha tido o sonho de estudar Machine Learning. No entanto, não há nenhum curso do tipo na sua cidade e o mais próximo fica a muitos quilômetros de distância. O que fazer?

Com o uso da Internet e dos cursos online, é possível frequentar os melhores cursos de Machine Learning do mercado, muitos deles de universidades como Harvard, em poucos cliques.

Claro, muitos dos cursos são pagos, mas outros tantos são totalmente gratuitos. Não importa onde você esteja, é possível acessar o curso e o conhecimento que você quiser em poucos cliques, sem precisar sair de casa.

 

2. Facilitar o processo de busca de informações

A tecnologia facilita o acesso ou a busca de informações que você precisar para o seu aprendizado. Suponha, por exemplo, que você queira acessar uma informação que sabe que está em um livro específico.

Na versão física do livro, você teria de procurar mais ou menos o capítulo mais provável em que a informação estaria e dar uma olhada em cada página até encontrá-la.

Já na versão digitalizada, é só apertar Ctrl + F e digitar o que você quer e o software encontrará automaticamente no livro digital. Ou seja, fica muito mais fácil acessar qualquer informação que você queira.

 

3. Acompanhar melhor o aprendizado

As soluções tecnológicas ajudam a acompanhar melhor o seu aprendizado, controlar o seu ritmo de estudo e quanto falta para você concluir o seu objetivo inicial.

Por exemplo, hoje em dia são muito comuns os “roadmaps” de determinadas profissões. Basicamente, são um “caminho” que os estudantes devem seguir para poder entrar em uma área específica. Nesse roadmap, estão os cursos e conhecimentos que o estudante deve obter.

Na prática, dá para literalmente ir acompanhando cada passo até você alcançar o seu objetivo de modo a manter sua motivação em alta com o estudo.

 

4. Ter mais interatividade

As tecnologias digitais permitem uma maior interatividade na hora de estudar. Imagine, por exemplo, um jovem que precisa aprender sobre perímetro, área e fórmulas de geometria.

Um software 3D, que permita que ele possa analisar e mexer livremente em formas geométricas, seria muito poderoso para ajudar a entender todos esses conceitos e conseguir aplicá-los na prática de maneira muito mais fácil.

O mesmo vale para tantas outras funções disponíveis em recursos tecnológicos. Basta ver, por exemplo, como os cursos de programação são pensados justamente para as pessoas irem escrevendo código conforme aprendem sobre o assunto e podem aplicar na prática aquilo que estão vendo na teoria. Tudo isso traz muito mais facilidade na hora de dominar um assunto.

 

5. Ter mais recursos para tirar dúvidas

Por fim, não dá para negar que a tecnologia faz com que seja muito mais fácil tirar dúvidas durante o estudo. Mesmo uma escola de Ensino Médio pode disponibilizar grupos de estudo digitais, sessões de videochamadas com os professores e muitas outras ferramentas para que os alunos tirem dúvidas.

Dá para criar vídeos com aulas explicativas sobre certos temas ou fazer lives em que os professores recebem dúvidas e clarificam as questões que os alunos têm a fazer. Tudo isso ajuda a melhorar muito o aprendizado e garantir que os estudantes de qualquer idade dominarão muito mais facilmente o conteúdo que precisam aprender.

Pronto! Agora que você já viu como usar a tecnologia ao seu favor nos estudos, é hora de colocar a mão na massa. Busque as principais ferramentas tecnológicas a seu favor para conseguir explorar ao máximo os recursos disponíveis e alcançar os resultados que você tanto queria em seu aprendizado. Com esse tipo de estratégia a seu dispor, você aprenderá aqueles conteúdos e conhecimentos que tanto queria.

Gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Stay Connected
Latest News