E-mail marketing: saiba como aplicar em sua estratégia 

E-mail marketing: saiba como aplicar em sua estratégia

O universo digital trouxe inúmeras estratégias para aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio ou impulsionar os seus resultados, e o e-mail marketing tornou-se uma tática muito usada e eficaz para isso. 

 

Você provavelmente já deve ter recebido em seu e-mail algum texto, artigo ou aviso de promoção de uma determinada marca, aquilo nada mais era do que o e-mail marketing em ação, e é sobre ele que vamos falar hoje.

 

O que é o e-mail marketing? 

O e-mail marketing baseia-se no disparo de e-mails para clientes de uma determinada marca, nesse e-mail pode conter materiais exclusivos, artigos, apenas mensagens informando sobre promoções e ofertas na marca.

 

Dentro do marketing digital, essa estratégia se tornou um verdadeiro fenômeno devido aos resultados que trouxe.

 

Afinal de contas, a maioria das pessoas acessam os seus e-mails todos os dias e se deparam com os anúncios da marca, o que as levam a ir ao site de compras. 

 

Pode-se pensar que encontrar e-mails de clientes e construir esses conteúdos parece impossível, mas não é. Principalmente, quando você tem acesso a dicas que farão a diferença neste processo. 

 

Dicas para executar o e-mail marketing da forma correta 

Muitas pessoas ficam ansiosas para obter os resultados de maneira rápida e acabam cometendo alguns erros que colocam em risco todos os benefícios oferecidos pela estratégia.

 

Por isso, separamos algumas dicas cruciais, em passo a passo, para te ajudar a executar a estratégia da maneira certa. Confira: 

 

Passo 1- Não compre uma lista de e-mails 

Uma das primeiras dúvidas que surgem na mente de quem decide utilizar o e-mail marketing é: como eu irei conseguir e-mails de clientes? E quando resolvem pesquisar sobre o assunto, acabam caindo na armadilha de comprar uma enorme lista de emails. 

 

Isso é um grande erro, pois você não sabe quem são os donos desses e-mails, se eles realmente existem e se as pessoas correspondem com o público-alvo do seu negócio. 

 

Assim como uma pessoa que decide usar o Instagram Ads para alavancar as tuas vendas sem saber quem é o seu público-alvo acaba desperdiçando dinheiro e tempo, comprar uma lista de emails gerará os mesmos prejuízos para você. 

 

Por isso, crie landing pages ou deixe um campo reservado dentro do site da sua marca para que os seus visitantes, por livre e sincera vontade, coloquem seus e-mails lá com o desejo de receber informações e novidades sobre a sua marca. 

 

Passo 2- Crie e-mails personalizados 

A maioria das pessoas estão cansadas de receber e-mails tradicionais falando apenas sobre ofertas e promoções, um e-mail que não faça o usuário se sentir engajado com o assunto é apenas mais um texto que ele excuria dentro da sua caixa de entrada. 

 

Por isso, personalize os seus e-mails colocando o nome de cada cliente no início, por exemplo ou até mesmo enviando um material exclusivo para ele, como um e-book sobre como anunciar no Google Ads

 

Isso pode parecer simples ou até mesmo bobo para você e nem fazer diferença, mas acredite, o seu cliente se sentirá especial e único ao receber um email personalizado da sua equipe, o que aumenta a chance dele comprar de você. 

 

Passo 3- Contrate um sistema de automação

Quando falamos de automação dentro do meio digital, nos referimos a processos e ações que ao invés de serem realizadas por humanos, podem ser feitas automaticamente por sistema integrados, o que economiza tempo dos funcionários. 

 

Um exemplo são os chatbots, se um cliente digita que deseja saber mais sobre como funciona o Facebook Ads, ele não precisa esperar para um funcionário o atendente, o sistema automático o responde na hora e tira as suas dúvidas sobre o assunto. 

 

Em relação ao e-mail marketing, esse sistema realiza o disparo de e-mails automaticamente, sem precisar que um colaborador da sua equipe gaste minutos e talvez horas enviando e-mail por e-mails para cada cliente. 

 

Benefícios do e-mail marketing 

Como já mencionamos diversas vezes, o e-mail marketing é uma das melhores estratégias dentro do marketing digital, e isso se deve aos inúmeros benefícios que ele traz, como:

  • Conteúdo segmentado e personalizado;
  • Credibilidade;
  • Melhora o reconhecimento da marca;
  • Aumento das vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Otimização de tempo e orçamento;
  • Maior tráfego para o site;
  • Fidelização do usuário. 

 

Considerações finais

Portanto, o e-mail marketing é uma estratégia que traz não só mais vendas para o seu negócio, mas gera relacionamento e comunicação entre a sua empresa e o seu cliente, o que traz ainda mais benefícios do que qualquer outra estratégia. 

vinicius ferrares

vinicius ferrares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O BLOG

o TecnoCurioso, é um blog feito por designers apaixonados para designers e pessoas que se identificam com a área de criação e outros assuntos ligados a tecnologia, sejam bem vindos !

POSTS RECENTES