Transformação digital no RH

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO RH

 

Com o objetivo de integrar e otimizar os processos, a transformação digital no RH faz uso da tecnologia em todos os setores da empresa, para que assim obtenha melhores resultados para o seu negócio.

Até mesmo na percepção de valor que os clientes têm a respeito da imagem  da sua marca.

Algumas mudanças alcançadas com a transformação digital no RH estão: a agilidade dos processos, o aumento da produtividade e maior eficiência das atividades.

Para saber quais impactos essa estratégia pode causar na sua empresa e como implantá-la, leia com atenção esse artigo.

 

Mas afinal, o que é a transformação digital no RH?

 

A incorporação das tecnologias digitais como por exemplo a conectividade social da caixa, e a execução de tarefas e problemas recorrentes com o intuito de resolvê-los em tempo hábil é o principal objetivo da transformação digital no RH.

Dessa maneira, consegue substituir, seja parcial ou totalmente, as ferramentas manuais ou analógicas usadas até o momento.

Para exemplificar, os processos de seleção que anteriormente eram intermediados por uma agência de empregos para o anúncio de suas vagas, realização de entrevistas e de testes por escrito.

Passam a ser conduzidos pela própria empresa, por meio de divulgação em suas páginas na internet, automatizando todo o processo de recrutamento.

Com a alta competitividade do mercado, a transformação digital no RH permite que a empresa seja capaz de responder com rapidez às suas demandas.

De tal forma que seja eficiente na sua procura, desenvolvimento, estímulo e retenção de seus talentos.

 

Como a transformação digital no RH pode impactar em sua empresa?

 

Ao fazer uma análise criteriosa de dados, traçar metas e sugerir estratégias pensando no futuro da empresa, a transformação digital no RH com certeza causará grandes impactos, dentre os quais podemos citar:

 

Automatização de tarefas rotineiras

 

Certamente que a automatização de tarefas manuais, seja o principal impacto da transformação digital no RH.

 

Ou seja, atividades como as que envolvem o recrutamento e seleção de candidatos, que possui um passo a passo repetitivo, passam a ficar por conta de sistemas e máquinas de ponta.

 

Todavia, para a resolução de problemas mais complexos, é fundamental a atuação direta dos profissionais de RH.

 

Minimizar os erros e problemas diários

 

É normal que ao fim do dia de trabalho, mesmo que tenham muito cuidado, ocorram erros na tomada de importantes decisões.

Esses erros, que podem afetar o trabalho do departamento, podem ser evitados com sucesso com a transformação digital no RH.

Já que, com a modernização dos processos, ficarão menos suscetíveis a distração e falha humana.

Por conseguinte, a diminuição dos erros resultará em outras melhorias, como:

  • Melhor clima organizacional;
  • Maior bem-estar no dia a dia de trabalho;
  • Maior engajamento e motivação dos colaboradores.

Atuação do RH baseada em dados

 

Considerando o termo data driven business, que permite que os gestores tomem suas decisões com base nos dados apresentados pelo RH.  

 

A adoção da à transformação digital no RH facilitará o acesso a dados exatos, abandonando um velho erro de atuar por meio de achismos.

Assim, os gestores terão dados mais corretos sobre o setor e seus colaboradores, que permitirá uma administração mais funcional e precisa.

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe o que é a transformação digital no RH e quais impactos que ela causa, provavelmente tenha chegado à conclusão que essa é a melhor alternativa para sua empresa.

Por mais que, inicialmente possa enfrentar certa resistência por parte de alguns colaboradores, devido as mudanças que ocorrerão, não há como negar que essa estratégia oferece bons motivos para sua implantação.

Para que a transformação digital no RH, tenha seus propósitos atendidos, possibilite aos profissionais cursos de capacitação e aperfeiçoamento.

Depois disso eles estarão aptos a inserir essa nova cultura para todos os colaboradores da empresa.

 

Stay Connected
Latest News