agvinidesign
agvinidesign

Qual a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho?

As exigências no mercado de trabalho estão se tornando cada vez maiores, um exemplo disso são os cursos de qualificação profissional básico que são pré-requisitos no momento de contratação, os quais servem como portfólio para que o recrutador tenha certeza de que o candidato está preparado para vaga e que poupará tempo com treinamentos.

Além disso, cursos online estão em ascensão, pois permitem que os trabalhadores que precisam se atualizar no mercado, estudantes e demais pessoas, consigam se qualificar e se especializar para atenderem aos critérios exigidos no mercado e se destacar diante da grande concorrência.

Qual a importância da qualificação profissional para empresas?

O objetivo do treinamento para o emprego é fornecer à pessoa os conhecimentos necessários para exercer uma profissão específica. Muitas vezes, isso é feito com o intuito de melhorar a qualificação profissional dos trabalhadores ativos e, em outras ocasiões, prepara o aluno para um futuro emprego.

Os empregos e suas funções também passaram por transformações significativas nos últimos anos. Para exercer uma profissão já não basta adquirir conhecimentos técnicos e teóricos, é também necessário ter um conjunto de conhecimentos, competências e aptidões transversais aplicáveis ​​a outros empregos e empresas e que permitam resolver os problemas profissionais de forma autônoma e flexível. Estamos falando sobre habilidades para o trabalho.

Entre as habilidades básicas encontramos as habilidades de leitura, escrita, matemática, etc.; habilidades analíticas como pensar criativamente, tomar decisões, aprender e raciocinar, etc.; qualidades pessoais, como responsabilidade, sociabilidade, gestão pessoal, etc.

Por outro lado, as competências transversais dizem respeito à gestão de recursos (tempo, dinheiro, materiais); relacionamento interpessoal (trabalho em equipe, liderança); gestão da informação; compreensão sistêmica e domínio de novas tecnologias.

Levando em consideração essa definição, constatamos que muitos programas de treinamento se tornaram obsoletos, uma vez que focam apenas no conteúdo e não levam em consideração as competências.

Obviamente, a formação profissional não é a única aprendizagem profissional, mas é indicativo que as empresas detectam problemas na transferência para a prática dos conhecimentos adquiridos.

Por isso, a formação para o emprego deve melhorar a qualidade e eficiência do desempenho no trabalho, incentivando os colaboradores a compreender melhor o seu papel na organização e a poderem ser decisivos no seu quotidiano. A formação por competências implica ir além da mera definição de tarefas e levar em consideração funções e papéis.

Como se qualificar para o mercado de trabalho?

Quando você está procurando pelo primeiro emprego, ou, ainda não possui experiência na área em que deseja atuar, existem diversas maneiras de se qualificar para o mercado de trabalho e conseguir se destacar diante da concorrência.

Uma delas é a realização de um curso online com certificado gratuito, no qual você pode adquirir conhecimento em relação ao segmento desejado para enriquecer o seu currículo e comprovar que tem ao menos o conhecimento necessário para iniciar no cargo.

Além disso, você pode realizar cursos de especialização, caso deseje conquistar uma promoção em sua empresa para evoluir de cargo.

Cursos como auxiliar administrativo, recepcionista, na área de indústria e tecnologia, entre outros, oferecem grandes chances de conquistar uma vaga no mercado. 

 

Stay Connected
Latest News