Assim como diversas áreas correlatas dentro do mercado brasileiros já entraram em conflito, o embate de marketing vs publicidade surgiu há muito tempo, mas você já se perguntou o por que dessa “rivalidade” ainda existir?
Infelizmente, vivemos em um mundo onde muitas pessoas acabam menosprezando as atitudes e ideias dos outros para tentar ganhar vantagem e não enxergam os benefícios que uma boa união pode trazer.
A união faz a força, você provavelmente já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida. Ela se aplica a tudo, inclusive à união de diferentes profissionais no mercado de trabalho com o intuito de trazer resultados e sucesso para o seu negócio.
Cada vez mais estamos vendo empresas abrirem vagas para diferentes áreas, o que prova a diversidade entre profissões que mesmo sendo semelhantes são totalmente diferentes umas das outras.
Hoje, vamos falar sobre duas áreas que durante muito tempo se enfrentaram no mercado e hoje descobrem novas maneiras de juntas criarem estratégias e formas de divulgação para chegar aonde desejam, estamos falando do marketing e da publicidade.
O que é marketing?
Primeiro, vamos contextualizar você dentro dos universos que iremos abordar hoje, começando pelo famoso marketing.
Talvez você já tenha ouvido pessoas dizendo que marketing não passa de vendas, mas isso é um grande pré-conceito com os profissionais da área que vão muito além disso.
O marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam aperfeiçoar o relacionamento entre empresa, cliente e mercado.
Isso significa que ele é responsável por criar essa comunicação entre marca e consumidor, atraindo novos clientes e fidelizando os que já estão por perto.
Vamos imaginar que uma pessoa pesquisa na internet sobre como aplicar epóxi no chão e encontra o site de uma empresa que fornece esse serviço, por meio do marketing essa pessoa pode ser convertida a um lead e até mesmo a um cliente.
Para ajudar neste processo, muitos profissionais fazem estudos e levam em consideração os 4 P do marketing, que são eles:
Produto
É sobre o produto ou serviço que a sua marca irá fornecer e o que ele tem de diferente se comparado aos concorrentes, é necessário que o seu produto seja algo inovador e único no mercado.
Preço
Diz respeito ao valor do que você oferece, é necessário pesquisar para saber se o preço que irá cobrar realmente vai de acordo com o que você, o mercado e o clientes espera.
Não há como abrir uma empresa de despachante em Londrina sem saber qual o preço médio do serviço e se ele se adequa ao que o seu público tem condição de pagar.
Praça
É focado na acessibilidade que a sua marca dará aos seus clientes, ou seja, na facilidade e condição que ele disponibiliza para alcançar o seu público-alvo.
Se a sua marca é especialista em instalação de aquecedor a gás, é bem provável que apenas pessoas com uma condição de vida mais alta terão meios para pagar por esse serviço.
Promoção
Muitas pessoas acham que esse P está relacionado a descontos da marca, mas não está nem um pouco relacionado a isso.
Promoção nada mais é do que a forma com que a sua marca irá realizar suas divulgações nas mídias sociais, ou seja, como ela irá promover a visibilidade e o nome da empresa para o mundo.
Seja uma empresa de decapagem de gancheiras ou um escritório de engenharia, o P de promoção vem para questionar o que a empresa tem feito para levar o nome da marca para o maior número de pessoas possível.
O que é publicidade?
Agora que você já sabe o que é o marketing e qual a sua função, vamos ao segundo protagonista deste texto, a publicidade.
A publicidade é uma área focada na criação de campanhas e espaços para alavancar a visibilidade da marca e fazer com que ela chegue ao público certo por meio das plataformas corretas.
Vamos imaginar que uma empresa de consultoria tributária em SP deseja aumentar os seus resultados em até 30%.
Enquanto o time de marketing pensa nas estratégias para chegar nesses resultados, a equipe de publicidade elabora qual o público-alvo desta empresa e quais são os melhores formatos e plataformas para divulgar este serviço.
Essa se torna a maior diferença entre essas duas áreas, seus objetivos e funções que são bem diferentes.
A maior diferença entre marketing e publicidade
O objetivo de uma equipe de marketing é traçar estratégias para atrair e fidelizar clientes, criando uma comunicação e um relacionamento saudável entre a empresa e seus clientes.
Enquanto um usuário pesquisa se a aplicação de ozonio emagrece, um profissional de marketing já traça todo um percurso para que esse mesmo internauta conheça a sua marca e o seu trabalho que está relacionado a sua pesquisa.
Já o time de publicidade foca em saber qual o público-alvo daquele negócio e quais as melhores formas de divulgar o serviço ou produto da marca.
Para isso, é necessário que algumas perguntas em relação ao negócio sejam esclarecidas, como:
- Qual o objetivo do meu produto ou serviço?
- Qual grupo de pessoas eu desejo conquistar?
- O valor é acessível para este grupo de pessoas?
- Onde eu posso encontrá-las?
- Como me comunicar de maneira direta e clara?
Essas podem parecer perguntas simples, mas são fundamentais para que um profissional de publicidade consiga trilhar um caminho e um conjunto de informações verídicas sobre o produto da marca e seus clientes.
Um publicitário que trabalha em uma empresa de dedetização 24 horas não consegue traçar estratégias e dados ao mesmo tempo, é por isso que a união entre o marketing e a publicidade se tornou algo necessário nas empresas.
Marketing e publicidade podem trabalhar juntos?
Essa é uma pergunta que diversos profissionais e empresas fazem, e a resposta parece óbvia, não só podem como devem trabalhar juntos.
Vamos imaginar que você esteja começando a se exercitar para adquirir um corpo em forma e dentro do padrão estético estabelecido para a sociedade.
Existem diversos tipos de atividades físicas, corrida, musculação, crossfit, yoga, pilates e muitas outras.
Por mais que você seja apaixonado por uma, sabe muito bem que só ela não trará todos os resultados que deseja.
A corrida irá fortalecer o seu sistema cardiorrespiratório, mas não irá aumentar os seus músculos e nem definir determinadas regiões do seu corpo.
Já a musculação, é perfeita para definir os músculos do corpo, mas também não aperfeiçoam o seu sistema cardiorrespiratório de uma maneira tão boa quanto a corrida poderia fazer.
Agora, se você separar determinados dias na semana para correr e outro para fazer musculação, você terá ambos os resultados de forma mais rápida e prática.
Isso nos mostra que a união de coisas diferentes podem trazer resultados ainda melhores, assim também funciona quando unimos o marketing à publicidade.
Quando um profissional de cada uma dessas áreas é contratado para trabalhar em cima de um treinamento de cipa atualizado, eles conseguem não só traçar estratégias para a divulgação do curso, como também as informações sobre os clientes e público-alvo.
Enquanto o time de marketing pensa nas estratégias de vendas e comunicação, a equipe de publicidade se preocupa em estudar o público-alvo do negócio e saber como viabilizar as estratégias da galera de marketing.
Dessa forma, você não sobrecarrega só um time e consegue garantir mais leveza no trabalho de cada um, além de mais oportunidades para esses profissionais dentro do mercado de trabalho.
O fato é que essas suas áreas possuem suas semelhanças e divergências, porém, juntos realizam um trabalho melhor do que o esperado.
Cada um possui suas especialidades e conhecimentos, o que prova que podem trocar figurinhas e criar estratégias e formatos diferentes para que a empresa alcance os resultados que espera.
Muitas pessoas chegam a cogitar a existência desses cursos de graduação no futuro, pois um dia talvez essas áreas se mesclam e se tornem uma só.
Até lá, vivemos com o privilégio de ter profissionais totalmente diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, mas com um único objetivo, o sucesso de suas campanhas e estratégias.
Considerações finais
Esperamos que este artigo não tenha apenas esclarecido a diferença entre marketing e publicidade para você, mas também o feito enxergar a importância desses dois tipos de profissionais dentro do mercado de trabalho e da sua empresa.
Reforçando o que falamos anteriormente, a união faz a força, e unir diferentes áreas profissionais dentro do seu negócio é uma prova de aceitação, diversidade, inovação e esperança em um futuro promissor para todos os profissionais e empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.