Whatsapp ou Telegram: Qual é o Melhor?

Whatsapp ou Telegram: Qual é o Melhor?

Poucos são os debates que causam tanta sensação no mundo tecnológico do que a eterna batalha entre WhatsApp e Telegram . Ambos os aplicativos são atualizados com frequência com novos recursos, por isso é difícil acompanhar o que cada um oferece.

Para facilitar, aqui está o duelo aprofundado e atualizado do WhatsApp x Telegram em conceitos como número de usuários, privacidade , funções disponíveis e customização.

 

Whatsapp ou Telegram: Qual é o Melhor?

Número de usuários

Vamos começar com a coisa mais fácil: os usuários. Embora haja certas tarefas que você pode fazer falando sozinho ou passivamente (verificando informações), estamos comparando principalmente dois aplicativos de mensagens e, como tal, o objetivo principal é enviar e receber mensagens. Quanto mais pessoas você puder se conectar, melhor.

O WhatsApp ultrapassou a barreira de 2.000 milhões de usuários ativos mensais há poucos meses. Por outro lado, o Telegram comemorou 200 milhões de usuários em 2018 e desde então não recebemos mais dados atualizados. Não sabemos exatamente quantos usuários o Telegram tem exatamente hoje, mas está claro que o WhatsApp venceu com sobra.

Com 2.000 milhões de usuários, os 200 milhões do Telegram são uma “pequena mudança” para o WhatsApp

A vitória é avassaladora para o WhatsApp, cuja base de usuários cabe dez vezes a do Telegram. Para ser justo, o Telegram não atualiza seu número há alguns anos, mas a diferença ainda é abismal .

É verdade que não é um fator 100% determinante na escolha de um aplicativo de mensagens, pois depende muito de qual aplicativo eles usam em seu ambiente . No entanto, a maior base de usuários do WhatsApp significa que você terá menos probabilidade de perder alguém e ser forçado a usar outro aplicativo.

 

Privacidade e segurança

Assim como o objetivo de um aplicativo de mensagens é conversar com outras pessoas, é importante que a mensagem chegue apenas a essas pessoas, de forma privada e sem ser interceptada. É o aspecto mais difícil de comparar entre as duas aplicações, uma vez que ambas usam uma abordagem diferente, e mesmo os especialistas não conseguem concordar sobre qual é a melhor.

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram possuem criptografia ponta a ponta, embora haja uma diferença muito importante: no WhatsApp ele é ativado por padrão em todos os chats, enquanto no Telegram apenas nos chats secretos. Os bate-papos normais do Telegram ainda são criptografados, mas não de ponta a ponta.

Enquanto o WhatsApp usa a conhecida criptografia Signal há anos, o Telegram decidiu reinventar a roda com sua própria criptografia MTProto . Embora até o momento nenhuma vulnerabilidade tenha sido descoberta no MTProto , a comunidade de especialistas continua a favorecer o protocolo conhecido em vez do protocolo desconhecido. Em qualquer caso, mesmo se igualarmos as duas cifras, a diferença essencial ainda está lá: o Telegram não a aplica por padrão.

 

Nem tudo é criptografado: o controle de acesso também é importante

Além da criptografia, outros fatores entram em jogo ao adquirir a segurança e a privacidade de um aplicativo. Por exemplo, controle de acesso , um ponto onde ambos os aplicativos estão finalmente no mesmo nível depois que o WhatsApp lançou a proteção biométrica do aplicativo .

Agora vem a complicação: enquanto o WhatsApp é mais seguro no uso normal graças à criptografia ponta a ponta, os chats privados do Telegram adicionam uma camada opcional de segurança que você não pode obter no WhatsApp de nenhuma forma, com teclado no modo anônimo, proteção contra si mesmo -destruição de capturas de tela e mensagens. Aqui está um resumo das diferenças de privacidade e segurança entre o WhatsApp e o Telegram.

Um ponto que define a privacidade do WhatsApp é que, até agora, as contas dos usuários estão firmemente vinculadas aos números de telefone . Você não pode conversar com ninguém no WhatsApp sem ter o número, e isso é um grande problema de privacidade.

Você provavelmente não se importa em compartilhar seu número com sua avó, mas para conversas mais esporádicas – ou em grupos – os números de telefone são carregados pelo diabo.

Então, quem entendeu? Enquanto o WhatsApp levaria a criptografia ao ativá-lo em todos os chats, quando outros fatores entram em jogo, como a possibilidade de deletar mensagens sem limite de tempo, não só aquelas que você envia, mas também aquelas que você recebe, assim como os números de telefone onipresentes ao conversar, pender a balança a favor do Telegram.

Chat

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram permitem que você faça muitas coisas além de enviar mensagens de texto (veremos abaixo), mas essa ainda é sua função principal . Portanto, é importante saber qual deles faz isso melhor.

Ambos os aplicativos foram copiados há anos e a experiência de bate-papo é quase idêntica

Tradicionalmente, o WhatsApp tem sido um aplicativo de mensagens um tanto “brando” , onde a coisa mais empolgante que você poderia fazer além de encaminhar imagens era enviar um coração batendo gigante , mas isso mudou muito ultimamente.

Primeiro vieram os GIFs animados , depois vieram os stickers para dar mais vida e cor aos chats e depois a inevitável evolução: os stickers animados . Atualmente, a experiência é muito semelhante no WhatsApp e no Telegram .

Tanto que o que um aplicativo faz, o outro acaba copiando mais cedo ou mais tarde . Embora o Telegram continue mais ágil no desenvolvimento de novas funções, com pequenas mudanças aqui e ali para facilitar algumas tarefas, na mensagem tradicional ainda existem poucas diferenças entre os dois aplicativos, e por isso temos um empate.

 

Compartilhamento com os seus amigos

Além de enviar e receber mensagens de texto, o que mais você pode compartilhar no WhatsApp e no Telegram? Claro, fotos e vídeos, além de outros elementos menos convencionais como músicas, arquivos de qualquer tipo ou sua localização, que podem ser atualizados em tempo real tanto no Telegram quanto no WhatsApp.

Com a chegada dos adesivos ao WhatsApp , as diferenças entre o que você pode enviar no WhatsApp e no Telegram são mínimas. Normalmente, a única coisa que o Telegram pode enviar que não é possível com o WhatsApp são videoclipes . Ou, em grupos, pesquisas.

Agora, se colocarmos no mix conteúdo disponibilizado por bots , a lista se multiplica no Telegram. Com eles você tem acesso a infinitos conteúdos adicionais em seus chats, como minijogos ou informações sobre as novidades do seu site favorito .

Embora a lista seja muito semelhante nos dois casos, a diferença está nas nuances. Por exemplo, o Telegram permite o envio de arquivos de até 1,5 GB , que ficam armazenados na nuvem “para sempre”.

 

Chamadas e vídeo chamadas

 

chamadas e vídeo chamadas

 

O WhatsApp lançou suas videochamadas em 2016 . Já faz tanto tempo que a empresa deu um novo toque ao adicionar chamadas de vídeo em grupo com até quatro participantes no total. Enquanto isso, o Telegram é praticamente o único aplicativo de mensagens sem videochamada hoje.

A falta de videochamadas é o grande mas do Telegram

Embora as chamadas de voz finalmente tenham chegado ao Telegram , no momento não há vestígios de chamadas de vídeo. Sim, são chamadas de voz com boa qualidade e algumas funções avançadas, mas este ponto é inegavelmente merecido pelo WhatsApp, que resolve a votação para videochamadas com até 4 pessoas , sem a necessidade de outro aplicativo.

 

Operação multiplataforma

Às vezes você tem seu celular à mão, às vezes você está sentado na frente de um PC com um lindo teclado QWERTY. Por que escrever na tela pequena do seu celular quando você pode fazer isso com mais conforto no seu PC? É aí que entra a conveniência de usar aplicativos de plataforma cruzada, onde você pode continuar o que está fazendo em outro dispositivo.

O WhatsApp começa aqui em desvantagem devido à sua abordagem diferente: não é um serviço em nuvem, mas sim sincroniza dados de um usuário para outro através de servidores que não armazenam mensagens propriamente ditas. Embora tudo indique que isso pode mudar , hoje o WhatsApp só pode ser usado em um único dispositivo.

WhatsApp Web e para PC simplesmente não é o mesmo que Telegram para PC

O Telegram, por sua vez, é um serviço baseado em nuvem , então você pode fazer logon em quantos dispositivos quiser. Na verdade, sua API aberta significa que existem inúmeros clientes Telegram para cada sistema operacional.

O WhatsApp foi lançado há vários anos com sua versão para web e PC, mas simplesmente não é a mesma coisa: exige que o telefone esteja ligado e conectado à Internet . Não é uma versão autônoma, mas uma espécie de add-on para tornar mais fácil para você bater um papo em seu PC. Esta é a disponibilidade de WhatsApp e Telegram para as diferentes plataformas:

Não é tanto uma briga sobre quem oferece suporte a mais sistemas operacionais, mas sobre a conveniência de ter um aplicativo de mensagens que você pode levar para onde quiser .

 

 Personalização

Terminamos nossa comparação com um fator muito Android: personalização. Qual aplicativo pode ser modificado para se adequar aos nossos gostos e preferências? No WhatsApp, isso basicamente se resume ao aplicativo WhatsApp Wallpapers , que foi atualizado pela última vez em 2011. Você pode escolher entre um desses planos de fundo ou cores sólidas para o plano de fundo dos chats. A única opção de personalização adicional é poder alternar para o modo escuro.

Já o aplicativo oficial do Telegram é um dos mais personalizáveis ​​do Android, pois permite editar o tema por completo , mudando as cores à vontade. O que você quer tema escuro? Isso tem. Como você deseja que o Telegram se pareça com o WhatsApp? Também tem.

Enquanto no WhatsApp a customização do aplicativo se limita à cor de fundo dos chats ou ao tema escuro, no Telegram você pode mudar a cor de quase tudo.

Conclusão

Embora seja verdade que o WhatsApp está se aproximando lentamente das funcionalidades do Telegram, com novidades que ainda podem fazer pender a balança em sua direção, como o suporte a vários dispositivos.

Já o Telegram é mais difícil de progredir em seus pontos fracos, pois a diferença no número de usuários é abismal . A única coisa ao seu alcance seria adicionar vídeo chamadas, uma de suas grandes desvantagens ainda hoje em dia.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo. Veja o que falamos sobre o GB WhatsApp.

vinicius ferrares

vinicius ferrares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O BLOG

o TecnoCurioso, é um blog feito por designers apaixonados para designers e pessoas que se identificam com a área de criação e outros assuntos ligados a tecnologia, sejam bem vindos !

POSTS RECENTES