Dentre tantas estratégias criadas para alavancar os resultados das empresas e gerar mais autoridade para as marcas, o marketing de conteúdo se destaca entre uma das mais usadas e eficazes.
Provavelmente, já deve ter se deparado com um artigo, post, vídeo ou imagem na internet que te ensinava sobre alguma coisa, aquilo nada mais é do que o marketing de conteúdo na prática.
Portanto, hoje, iremos te mostrar a importância desta estratégia dentro dos negócios e como ela pode mudar a realidade da sua empresa.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo pode ser entendido como a produção e a divulgação de materiais educativos.
Sendo assim, materiais que irão ajudar os internautas, leitores ou ouvintes a solucionar algum problema ou esclarecer alguma dúvida.
Por exemplo, uma empresa de contabilidade para industrias pode produzir um artigo dando dicas sobre como aumentar a contabilidade dentro da indústria e como ela é extremamente importante para o negócio.
Além de estar ajudando a pessoa que for ler aquele artigo, a empresa estará divulgando a sua marca e garantindo que ainda mais pessoas conheçam a sua marca e adquiram o seu serviço.
Isto posto, os dois principais meios pelos quais se pode usar o marketing de conteúdo são os blogs e as redes sociais.
Blogs
Mesmo com a chegada das redes sociais, os blogs ainda possuem o seu poder de influenciar, gerando muito resultado e visibilidade para as marcas que procuram uma boa posição perante o Google.
Caso você esteja à procura de uma clínica veterinária 24 horas Moema, o Google será uma das suas primeiras opções na hora de obter essa resposta.
O que prova que os blogs ainda são muito acessados e procurados na internet.
Produzir artigos diários, semanais ou quinzenais sobre um determinado assunto que envolva o seu negócio, garante que o buscador veja que a sua marca é de qualidade e a entregue para mais usuários online.
Redes sociais
As redes sociais são verdadeiros fenômenos da atualidade e vieram para mudar completamente a maneira das pessoas comprarem, trabalharem, produzirem, se informarem e entreterem.
Por meio delas ficou ainda mais simples encontrar um fabricante de produtos de limpeza ecológicos, por exemplo, pois elas conseguem filtrar e mostrar para o internauta o que ele precisa e o que ele quer.
Não parando por aí, as redes sociais possuem uma linguagem mais moderna e acessível, o que permite que a sua marca alcance ainda mais pessoas e de diversos tipos para se tornarem clientes de sua loja.
As diversas redes sociais que existem oferecem ferramentas para potencializar a comunicação entre a empresa e o cliente, e usá-las é essencial para a eficácia de suas estratégias como o marketing de conteúdo.
Por isso, faça publicações, crie imagens divertidas, pense em uma boa identidade visual, grave vídeos e stories e mostre aos seguidores que a sua marca está sempre aberta ao novo e pronta para novos desafios.
Como mencionamos, esses são apenas dois meios utilizados para colocar o marketing de conteúdo em prática.
Porém, são os mais acessíveis e eficazes no momento, o que gera mais resultados para você e seus negócios.
Benefícios do marketing de conteúdo
Dentre tantos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio, selecionamos apenas algumas das diversas que existem para te mostrar a eficácia dela. Confira abaixo:
- Maior alcance;
- Aumento na visibilidade e autoridade;
- Construção de uma audiência fiel;
- Mais relacionamento com o cliente;
- Geração de confiança e intimidade com os clientes;
- Meios de ação acessíveis e simples.
Esses são apenas alguns dos pontos positivos que essa estratégia traz para qualquer tipo de negócio, seja uma marca de automação industrial máquinas ou uma loja de roupas e acessórios.
O marketing de conteúdo consegue fazer qualquer negócio sair do zero e chegar a resultados surpreendentes.
Portanto, deve ser aplicado da maneira certa e com o objetivo de gerar mais resultados, e impactar vidas com o valor da sua marca.
A importância do marketing de conteúdo
Além de todos os benefícios que mencionamos acima, vale a pena reforçar a importância que essa estratégia possui, principalmente, em tempos onde as pessoas são bombardeadas de informações e novidades.
Uma empresa rica em valores, princípios e qualidade de serviços e produtos, sabe que o marketing de conteúdo não é apenas uma estratégia para gerar mais resultados, mas para mudar a vida de seus clientes.
Por meio desta estratégia é possível ajudar outras pessoas a esclarecerem suas dúvidas, solucionarem seus problemas e mudarem suas perspectivas sobre um determinado assunto.
Dessa maneira, uma marca não consegue apenas realizar mais vendas e aumentar os seus resultados, mas gerar uma conexão e intimidade com os clientes, que poderá se prolongar por muito tempo.
Assim, cria-se não apenas mais uma empresa para vender produtos e serviços, mas uma marca humanizada que se preocupa com a qualidade de tudo o que é oferecido aos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.